O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse estar cansado de “ouvir falar nesse bicho de inteligência artificial”. Lula também disse ter incumbido o ministério da Ciência e Tecnologia de elaborar, de elaborar, até junho, um plano para uso da inteligência artificial no país.
Durante reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia no Palácio do Planalto, na quinta-feira (07), Lula disse que o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, sugeriu que a dupla de países desenvolvessem um projeto conjunto voltado para a IA.
“Ele fez a proposta para que o Brasil e a Espanha fizessem uma parceria para que a gente criasse uma inteligência artificial na nossa língua, portuguesa e espanhola. Para a gente não ficar a reboque dos outros que já estão na nossa frente. Eu achei a ideia genial”, disse Lula (via Folha de S. Paulo).
Depois, veio a missão ao Conselho: “Façam uma proposta de alguma coisa que seja factível, de alguma coisa que possa ser executada, de alguma coisa que o Brasil possa apresentar ao mundo dizendo: ‘Nós temos uma política de inteligência artificial genuinamente guarani. Pode ser yanomami, mas uma inteligência nossa.”
A ideia do presidente é apresentar essa proposta no seu discurso de abertura da próxima Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em setembro, segundo o jornal. Já o Poder360 apontou que, segundo Lula, o prazo (até junho) leva em consideração a Conferência Nacional de Tecnologia, agendada para julho.
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou à imprensa que a pasta elabora um plano sobre o uso da IA em diferentes setores. Luciana acrescentou que o ministério também acompanha com atenção o projeto de regulamentação que tramita no Senado.
Fonte : Olhar Digital